Bem vindo(a) ao PharMedChem

O Laboratório de Química Farmacêutica e Medicinal (PharMedChem) nasceu em 19 de Outubro de 2016 pertencendo ao curso de Farmácia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), além de atender as demandas dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (mestrado) e Inovação Farmacêutica (Doutorado).

Atualmente, focamos nossas pesquisas em planejamento de fármacos, abrangendo o planejamento estrutural, cálculos de docagem, predição de propriedades farmacocinéticas, farmacodinâmicas e toxicológicas de moléculas inovadoras de interesse farmacêutico, e, através de parcerias, realizamos a síntese e avaliação in vitro e in vivo das moléculas racionalmente planejadas. Com isso, nossos alunos de graduação e pós-graduação são divididos em 4 times: #TeamAlzheimer, #TeamParkinson, #TeamCannabis e #TeamKefir.

Sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Lorane Hage Melim, o PharMedChem tem a responsabilidade de formação de recursos humanos e desenvolvimento de pesquisas científicas direcionadas a Química Farmacêutica e Medicinal com excelência.

Linhas de pesquisa

Linhas de trabalho / Pesquisa.

Linha 1 – Planejamento in silico de moléculas inovadoras de interesse farmacêutico para uso no tratamento da doença de Parkinson

 Linha 2 – Planejamento in silico de moléculas inovadoras de interesse farmacêutico para uso no tratamento da doença de Alzheimer

Linha 3 – Planejamento in silico de moléculas inovadoras de interesse farmacêutico para uso nos tratamentos de patologias relacionadas a alterações do Sistema Nervoso Central, como Dependência química e Síndrome de abstinência.

Linha 4 – Planejamento in silico de moléculas inovadoras de interesse farmacêutico em associação com Kefir para uso nos tratamentos de processos alérgicos.

Linha 5 – Planejamento in silico de moléculas inovadoras derivadas de canabinoides de interesse farmacêutico para uso nos tratamentos de obesidade.

Objetivos e visão

Objetivo:

O PharMedChem tem como objetivo responder às demandas científico-tecnológicas da sociedade, gerar novos conhecimentos através da pesquisa científica na área das Ciências Farmacêuticas e formar profissionais qualificados para a atuação em atividades de ensino e pesquisa, desenvolvidas em locais tais como centros de pesquisa, universidades e indústrias.

Missão:

A missão do PharMedChem é contribuir para o aprimoramento acadêmico e o desenvolvimento de pesquisas científicas direcionadas a Química Farmacêutica e Medicinal favorecendo o planejamento e desenvolvimento de medicamentos e produtos para a saúde, utilizando metodologias in silico com excelência, dedicação e qualidade.

Visão:

Tornar-se em 10 anos o Laboratório de Química Farmacêutica e Medicinal de referência no Norte do Brasil com colaboradores eficientes e qualificados no planejamento de moléculas bioativas inovadoras de interesse farmacêutico.

Valores:

  • Apoio ao desenvolvimento acadêmico e científico;
  • Garantia de resultados confiáveis;
  • Atuar com ética, eficiência e excelência.